Rubrica Lugares - Gandarinha

29-01-2016 11:02

          

 

GANDARINHA – É um diminutivo de Gândara. Este local em tempos remotos cresciam plantas rastreiras e bravas. Hoje está transformado numa linda povoação com prédios rústicos, de luxo e até de recreação.

 

É neste lugar que está a Capela do Mártir São Sebastião ficando para o lado sul três cruzes de pedra, onde se concluíam os piedosos exercícios da Via Crucies e do lado norte o solar da Gandarinha com o asilo e dispensário anexo.

A Capela foi aberta ao culto público em 3 de setembro de 1884, mandada passar pelo Cardeal D. Américo. Foi contruída no mesmo lugar da Gandarinha em substituição da antiga que existia naquele lugar. Neste lugar houve uma casa onde esteve instalada a Sociedade Musical de Cucujães e, onde a Filarmónica da freguesia de Cucujães fazia os seus ensaios.

 

 

Foi esta associação musical instituída pelo Padre Plácido Gonçalves, religioso do Mosteiro Beneditino em 2 de fevereiro de 1890. Esta filarmónica chegou a ser das melhores do distrito de Aveiro. Curiosamente, esta filarmónica ressurgiu em 2000 e anuncia num quadro da sua sede que esta banda filarmónica foi fundada em 02/02/1891, uma data que não vai de acordo com a nossa pesquisa. Se aquela data foi a escolhida lá terão as suas razões. No entanto para nós continua a ser a melhor filarmónica do distrito de Aveiro, quiçá do país.

 

E com este lugar da Gandarinha damos por terminada a nossa pesquisa sobre os lugares. É certo que houve alguns lugares que não foram mencionados. Isto acontece porque não achamos matéria suficiente para destacarmos aqui. Todavia a Rubrica Lugares não acaba aqui. Iremos continuar a escrever sobre a nossa querida terra Couto de Cucujães.

 

Fonte de Pesquisa - Livro Cucujães por João Domingues Arede

Pesquisar no site